quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Exercício físico para criança

1. Quando a criança pode começar a fazer exercícios?

- Até os 6 anos

Quanto mais naturais são os movimentos dos seus filhos nessa fase, melhor. Por essa razão, vale a pena visitar parques, permitir que as crianças andem de bicicleta, deixar que elas brinquem ao ar livre e adaptar os móveis da casa nesse sentido.

- Dos 6 aos 12 anos

A partir dos 6 anos, as habilidades motoras passam a ganhar o amadurecimento necessário para a prática de exercícios físicos. A criança já está mais apta a entrar numa escolinha de futebol e a praticar outros esportes com crianças da mesma faixa etária, como vôlei, artes marciais, basquete, remo, handebol etc.

- A partir dos 12 anos

As crianças desenvolvem maior força, equilíbrio e flexibilidade a partir dos 12 anos. Por isso, a matrícula na academia pode ser uma boa iniciativa. Mas vale a pena saber que a musculação para crianças a partir dos 12 anos deve priorizar as habilidades motoras do corpo, e não o ganho de massa muscular.

2. Qual é a recomendação para crianças com problemas respiratórios?

Pessoas que sofrem de bronquite, asma ou qualquer outra doença respiratória costumam se afastar de atividades físicas. As atividades bem executadas, na verdade, favorecem o condicionamento físico de quem lida com esse tipo de situação. 

- Ida ao pediatra

É importante entender que quem deseja entrar numa rotina de exercícios precisa passar por uma avaliação médica, inclusive as crianças. Os testes e exames médicos avaliam a real condição física de uma pessoa para a prática de determinado esforço repetitivo.


- Alongamento

Fazer alongamento antes de iniciar uma atividade. A ausência de um aquecimento adequado pode resultar em uma reação imediata do organismo contra o esforço repentino. No caso de crianças com problemas respiratórios, essa reação pode causar uma forte crise ou ataque de asma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"